Histórico

Com o objetivo de unir a classe empresarial e lojista, gerenciando interesses comuns, surgiu no ano de 1986 a Associação Comercial e Industrial de Laurentino – ACIL, que posteriormente veio a se chamar de Associação Empresarial de Laurentino – AEL. Reunindo, na época 12 associados. Foram presidentes desta entidade: Vilmar Chiarelli, Salésio Nardelli, Fabio Luiz Guber, Adilson Ansini, Ildo Cani, Maria Lisete Carlini e Jairo Roberto Zanis.

Durante o mandato do Sr. Jairo Roberto Zanis, em 2011, o então presidente recebeu uma proposta muito atrativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL, a qual é a única detentora dos serviços de SPC. Desde então, em assembléia foi definido pela extinção da Associação Empresarial de Laurentino e a Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Laurentino.

A CDL de Laurentino é a entidade que melhor representa as empresas do varejo perante o poder público e comunidade, com ações institucionais na área da segurança, cidadania, leis específicas, tributária, combate ao comércio ilegal, entre outras.

A CDL de Laurentino, através do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), tem por objetivo o constante desenvolvimento do comércio e, por isso, fornece informações atualizadas para quem necessita de certeza na hora de aprovar crédito aos clientes. Foi fundada em 13 de dezembro de 2011, é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, sem filiação política, partidária e religiosa, constituída hoje por aproximadamente 100 empresas com fins comerciais.

A CDL Laurentino tem como finalidade facilitar o cotidiano e capacitar as empresas associadas através de cursos especializados e workshops. Destacam-se também as campanhas de ações sociais e de conscientizações ambientais como a campanha do Lixo Eletrônico, Recicla CDL na Escola, Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha do Agasalho, Doações de alimentos a famílias carentes e campanha promocionais no dia das Mães e Natal. É envolvida de forma direta em eventos festivos e esportivos do município.

A CDL Laurentino é integrante da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) com sede em Florianópolis – SC e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com sede em Brasília – DF.

Fotografia da cidade de LAURENTINO.